16/02/2014

A divulgação das novas regras chegou a outros continentes principalmente por meio de John Roberts, então grande jogador de bilhar, que em 1885 viajou à Índia e foi apresentado a Chamberlain, conhecendo e adotando o novo jogo.
Em 1907 o campeão inglês de bilhar, Charles Dawson, venceu o primeiro campeonato profissional de Snooker. Em 1927 o inglês Joe Davis venceu na Inglaterra o primeiro campeonato mundial, tendo como recompensa o valor de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios nesse esporte. O mesmo Joe Davis venceu os primeiros 15 campeonatos mundiais do Snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 de prêmios em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais chegam a £ 3.000.000,00.
Em 1990, com apenas 21 anos de idade o escocês Stepfen Hendry estabeleceu novo recorde reconhecido pelo "Guiness Book", como o mais jovem campeão mundial do Snooker. Em 1999 ele atingiu mais um recorde na história recente, vencendo o seu 7º campeonato mundial.
O Snooker evoluiu, praticado pela elite em alguns países e se popularizando em outros. Engana-se quem acredita que a popular Sinuca, brasileira, é "coisa de plebeu". Na Inglaterra, onde o Snooker empolga a população, dividindo a preferência com o futebol e outros esportes de destaque, publicações especializadas em esportes divulgaram que a "dama de ferro" Margaret Thatcher e o Príncipe Charles são praticantes do Snooker, que originou a nossa “sinuca”.
Personagens históricos jogaram ou citaram os jogos do bilhar em suas obras, a exemplo de Shakespeare, Mozart, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. A história detalhada do esporte é encontrada no livro Snooker: tudo sobre a sinuca, edição de 2005, com reedição em 2007, de Sergio Faraco e Paulo Dirceu Dias.
« Voltar