Nascimento e história do esporte - Resumo
16/02/2014

Nascimento e história do esporte - Resumo A história do snooker teve início em 1875, durante período de intensas chuvas na cidade de Jabalpur (Jubbulpore), Índia, quando oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia, para entreter e manter elevada a moral dos militares. Buscando novas motivações e usando as modalidades já praticadas, o oficial inglês Sir Neville Francis Fitsgerald Chamberlain iniciou experiências com variações no uso das 15 bolas vermelhas e uma branca do jogo “pyramids”, mesclando-as com as bolas coloridas do “life pool”, e outras depois acrescentadas, agradando os praticantes. Assim nasceu o novo jogo, batizado de Snooker.

A divulgação das novas regras chegou a outros continentes principalmente por meio de John Roberts, então grande jogador de bilhar, que em 1885 viajou à Índia e foi apresentado a Chamberlain, conhecendo e adotando o novo jogo.

Em 1907 o campeão inglês de bilhar, Charles Dawson, venceu o primeiro campeonato profissional de Snooker. Em 1927 o inglês Joe Davis venceu na Inglaterra o primeiro campeonato mundial, tendo como recompensa o valor de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios nesse esporte. O mesmo Joe Davis venceu os primeiros 15 campeonatos mundiais do Snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 de prêmios em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais chegam a £ 3.000.000,00.

Em 1990, com apenas 21 anos de idade o escocês Stepfen Hendry estabeleceu novo recorde reconhecido pelo "Guiness Book", como o mais jovem campeão mundial do Snooker. Em 1999 ele atingiu mais um recorde na história recente, vencendo o seu 7º campeonato mundial.

O Snooker evoluiu, praticado pela elite em alguns países e se popularizando em outros. Engana-se quem acredita que a popular Sinuca, brasileira, é "coisa de plebeu". Na Inglaterra, onde o Snooker empolga a população, dividindo a preferência com o futebol e outros esportes de destaque, publicações especializadas em esportes divulgaram que a "dama de ferro" Margaret Thatcher e o Príncipe Charles são praticantes do Snooker, que originou a nossa “sinuca”.

Personagens históricos jogaram ou citaram os jogos do bilhar em suas obras, a exemplo de Shakespeare, Mozart, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. A história detalhada do esporte é encontrada no livro Snooker: tudo sobre a sinuca, edição de 2005, com reedição em 2007, de Sergio Faraco e Paulo Dirceu Dias.
« Voltar
Desenvolvimento de Sites - codnet.com.br